O colégio da Polícia Militar da Bahia foi criado no Governo do Dr. Antonio Balbino através do Decreto nº 16.765, publicado no Diário Oficial de 09 de abril de 1957 e quando completava 48 anos, foi editado o Decreto de nº 9.382 em 30 de março de 2005, publicado no Diário Oficial de 1º de Abril de 2005, no Governo do Dr. Paulo Ganen Souto, criando o Colégio da Polícia Militar Itabuna, o primeiro CPM do interior da Bahia.
O Colégio da Polícia Militar Itabuna está situado na Avenida Manoel Chaves s/nº, Jardim Primavera, em Itabuna/BA, em área que outrora funcionou o Centro Educacional Antônio Carlos Magalhães. Possui como patrono o professor e jurista Rui Barbosa e como primeiro Diretor o Maj PM Jorge Ubirajara Pedreira, atualmente está na posição de Tenente Coronel.
De acordo com o decreto de criação, o objetivo primordial do CPM seria "propiciar a instrução aos filhos de policiais militares e civis servidores públicos federais, estaduais e municipais, em consonância com os programas do Ministério da Educação".
Hoje, atendendo à comunidade residente em Itabuna e Nas cidades circunvizinhas, o colégio funciona em sistema de externato, em dois turnos distintos e o ensino é ministrado gratuitamente. O Corpo Discente é composto por 1000 meninos e meninas na faixa etária dos 09 aos 17 anos.
Atualmente o Colégio da Polícia Militar funciona com cursos desde a 6º ano (antiga 5ª série) do Ensino Fundamental à 3ª série (antigo 3º ano) do Ensino Médio, com pré-vestibular. Além das atividades escolares comuns ao Ensino Fundamental e Médio, são ministrados também a Instrução paramilitar, Educação Física Escolar e Desportos, com a preparação para o ingresso na Academia de Polícia Militar do Bonfim, Instituição responsável pela formação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia.
![[cpm.gif]](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiGrCSdmOMFsBDIwLHwBEponUH-lcDbntB03MwLqFjq9gvOcdMm5N6yj0Sb62HtpMtpj6Bu8fSqnbi7TKC44ktFLaWxSlDdMZe8W1TJYlK0Jl1kH4Vwvk8TBadbgpvPYxCqquZgF-_RcsE/s1600/cpm.gif)
Nenhum comentário:
Postar um comentário